terça-feira, 7 de junho de 2011

Frutos do verdadeiro ecumenismo

Trago a vocês boas novas de Washington, EUA. Mais anglicanos anunciaram a conversão em massa para a Igreja Católica Apostólica Romana. Enquanto Elisabeth I, a perseguidora (e assassina) de católicos ingleses se remexe no túmulo, a comunidade st. Luke de Washington publicou uma nota em seu site anunciando a adesão ao Ordinariato para anglicanos criado por Bento XVI. Este é o verdadeiro ecumenismo. Rezemos para que mais e mais anglicanos possam seguir o exemplo da igreja st. Luke e assim cumprir a vontade de Cristo para “que todos sejam um” (João 17).


Carta de conversão à Igreja Católica Apostólica Romana da igreja anglicana de st. Luke:

É com grande alegria que a St. Luke anuncia a intenção de unir-se ao Ordinariato Pessoal da Igreja Católica Romana. Nós temos discernido sob a orientação do Espírito Santo desde que o Santo Padre publicou a Anglicanorum coetibus em Outubro de 2009. Desde esta data nós temos tido um diálogo próximo tanto com a Diocese Episcopal de Washington quanto com a Arquidiocese de Washington.

Pelos próximos meses os fiéis da St. Luke do Ordinariato Católico irão submeter-se à preparação formal para tornarem-se católicos romanos. Esta preparação formal acontecerá na St. Luke em primeira instância aos domingos às 9:00 da manhã e às quintas-feiras às 19:00. Se você está interessado a se juntar aos fiéis da st. Luke nesta caminhada, sintam-se animados e bem-vindos.

Estamos profundamente agradecidos ao cardeal Wuerl e ao bispo Chane pelo apoio durante este discernimento. Olhamos à frente na esperança de manter a tradição anglicana estando, ao mesmo tempo, em plena comunhão com a Santa Sé de Pedro.

Estes são tempos emocionantes!



Carta sobre a conversão dos anglicanos da st. Luke da Arquidiocese de Washington:

A St. Luke é a primeira igreja na região metropolitana de Washington a dar este passo.

A transição tem se dado com o respeitoso apoio do bispo John Bryson Chane da Diocese Episcopal de Washington e do Cardeal Donald Wuerl, Arcebispo Metropolitano de Washington.

“Nós damos calorosas boas-vindas à st. Luke que agora é parte da nossa família de fé. O Ordinariato proposto oferece um passo para a unidade que reconhece nossas convicções compartilhadas em matéria de fé enquanto também reconhece e respeita a herança litúrgica da Igreja Anglicana.”, disse o cardeal Wuerl. “Nós também reconhecemos a abertura da comunidade à orientação do Espírito Santo em sua jornada de fé”.

No outono de 2009, o papa Bento XVI autorizou a formação dos “ordinariatos” para paróquias de orientação anglicana que pretendessem fazer parte da Igreja Católica como uma congregação. O ordinariato é uma região geográfica similar a uma diocese, apesar de ter um escopo nacional. Até que seja estabelecido nos Estados Unidos, a congregação da st. Luke, que tem aproximadamente 100 membros, ficará sob os cuidados da Arquidiocese de Washington.

“Esta é uma transição que ocorreu no espírito de sensibilidade pastoral e no respeito mútuo”, disse o bispo Chane. “Os cristãos passam de uma igreja para outra com uma frequência muito maior que no passado. Algumas vezes se dá de modo individual, outras em grupo. Fico contente de poder atender às necessidades espirituais dos fiéis e do sacerdote da st. luke de uma forma que respeite a tradição e a política de ambas as igrejas.”

Sob os termos de um acordo assinado na semana passada com a Diocese Episcopal de Washington, a congregação de St. Luke continuará os cultos na mesma igreja, na 53ª avenida, n. 4006, Bladensburg. O acordo é uma concessão com a opção de aquisição. A comunidade receberá uma preparação para a aderir à Igreja Católica ainda neste ano, enquanto o reverendo Mark Lewis, pároco da st. Luke, espera iniciar o processo para ordenar-se como sacerdote católico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário